top of page

Sobre

Arraial do Cabo RJ, o Caribe brasileiro 

História


Formação geológica

A formação de Arraial do Cabo começou há um milhão de anos, quando, pela ação dos ventos e de correntes marítimas, foram incorporadas ao continente três antigas ilhas, hoje: Morros do Mirante, do Forno e Pontal do Atalaia.

Primeiros habitantes

Seus primeiros habitantes humanos chegaram há cerca de cinco mil anos. Eram nômades, viviam em grupos no alto dos morros e desciam apenas para buscar alimentos, basicamente peixes e moluscos.

Mais tarde, vieram os indígenas da nação Tupi-guarani. Tribos Tupinambás habitavam toda a área correspondente ao Estado do Rio de Janeiro e, nas terras onde surgiria Arraial, eram representados pelos Tamoios.

Estes, mais avançados que os nômades, viviam em aldeias, caçavam, plantavam mandioca, faziam peças de cerâmica e enfeitavam-se com penas.

Cultura Tupinambá

Destaca-se, ainda, na cultura tupinambá, a confecção de peças de cerâmica. Segundo estudos arqueológicos, havia cerca de 50 aldeias Tupinambás na região, estimando-se uma população que poderia variar de 25 a 75 mil habitantes antes da conquista européia.

 

Arqueologia

Arraial do Cabo está assentado sobre sítios arqueológicos valiosos para o estudo da história da região, tendo fornecido diversas peças para o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Isto pode ser comprovado a partir de restos arqueológicos catalogados em toda a região, que é composta de diversos sambaquis (sítios arqueológicos com esqueletos e artefatos).

Gruta Azul
Cultura​​
 

Arte que vem do mar

Arraial do Cabo tem na pesca sua primeira atividade econômica e cultural. Até os dias de hoje, pescadores preservam a pesca artesanal com destaque para a tradicional pesca de cerco de canoa, em que um olheiro em terra firme observa o mar e avisa aos pescadores que estão no barco onde está localizado o cardume.

 

Casa De Vidro José De Dome

Desde 2008 a Casa de Vidro José de Dome  foi transformada num centro de artes, com uma moderna sala de exposições. As paredes de vidro permitem que os pedestres apreciem, mesmo de fora, as obras expostas. A Casa está atualmente sob os cuidados da Secretaria de Educação, Cultura e Tecnologia. Há um calendário fixo de mostras, sempre com duração de um mês.

Igreja Nossa Senhora Dos Remédios

Construída em 1506, na Igreja Nossa Senhora dos Remédios foi realizada a primeira missa em ambiente fechado no Brasil. Está localizada junto ao marco da chegada de Américo Vespúcio, que descobriu as terras de Arraial do Cabo em 1503. Em 2003, a Igreja foi restaurada e ganhou nova iluminação na área externa.

Ponto De Cultura Dos Artesãos De Arraial Do Cabo

O Ponto de Cultura dos Artesãos de Arraial do Cabo é o primeiro do estado do Rio a oferecer oficinas de renda de bilros. Os alunos artesãos já participaram do Lounge de Economia Criativa e Solidária, na 18ª edição do Senac Rio Fashion Business, no Rio de Janeiro, onde expuseram rendas de bilros a metro, vestidos em ponto de rede de tarrafa e batas com aplicações de renda.

Com a missão de preservar a cultura da pesca artesanal realizada em canoas, o Ponto de Cultura também promove cursos de manufatura de redes de pesca. 


Casa Victorino Carriço

A Casa da Poesia Victorino Carriço foi moradia do poeta Victorino Carriço, autor do hino da cidade de Arraial do Cabo. Localizada no centro histórico, à sombra da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, é um espaço público onde acontecem saraus, rodas de choro, leituras de contos e de poesias, além de oficinas literárias.
 

IMG_1448.HEIC
bottom of page